Vai chegando o final de ano e começa aparecer o espírito natalino, as lojas, as casas e os restaurantes tocam aqueles clássicos de natal como Jingle Bells, White Christmas etc.

Colocarei aqui, uma lista de discos para aquelas pessoas que ja cansaram de ouvir o disco da Simone de Natal durante dezembro inteiro. Afinal, há muita coisa boa de natal para se ouvir.

1) A Charlie Brown Christmas – Vince Guaraldi:

A Charlie Brown Christmas

Esqueça tudo que já ouviu de músicas natalinas. Esse é em minha opinião o melhor CD de natal ja feito na história. Como se percebe, é a trilha sonora feita para o lindo especial de natal do desenho Charlie Brown.

Composta pelo virtuoso pianista Vince Guaraldi, O natal de Charlie é um cd quase inteiro instrumental. que mistura clássicos criados por Guaraldi do Charlie Brown como “linus and lucy” com “Christmas Time is Here”, Guaraldi atingi uma química perfeita. Fazendo com que o álbum não se torne somente um clássico de natal, mais da história da música. Discografia essencial para os apreciadores de jazz, piano e claro musicas de natal.

Não perca a segunda faixa do disco – “What Child is This”.

Faça o Download.

2) A Jolly Christmas from Frank Sinatra – Frank Sinatra:

A Jolly Christmas from Frank Sinatra

Talvez o maior cantor da história fazendo um álbum de natal? Coisa ruim não é… Ao contrario do disco de cima, esse é um disco claro, todo cantando belo gênio Frank Sinatra. Nenhum clássico é deixado de fora. Todos são divinamente e alegremente cantados por Sinatra.

Não há mais o que dizer, todas as músicas são extremamente bem arranjadas pelo maestro Gordon Jenkins e a voz de Frank esta fantástica.

Ouça: “Have Yourself A Merry Little Christmas”.

Faça o Download.

3) A Christmas Gift for You from Phil Spector -Phil Spector:

A Christmas Gift for You from Phil Spector

Talvez os arranjos natalínos mais copiados da história saíram deste álbum. Feito pelo legendário produtor Phil Spector em 1963, este presente, é um verdadeiro marco na história da música natalina. Não é por nada que é chamado de o maior álbum de rock de natal da história.

Ouça: “Sleigh Ride”.

Faça o Download.

4) Christmas with the Beach Boys – Beach Boys:

Christmas with the Beach Boys

Os inesquecíveis Beach Boys fazem um grande trabalho convencendo o mundo que o natal na Califórnia é tão branco e nevado quanto nos invernos pelo resto do mundo. Natal com os Beach boys oferece um grande prazer nas harmonias intimas do grupo todas arranjadas é claro pelo cara que tem um ouvindo de um diretor de um coral angelical, o gênio Brian Wilson.

Ouça: “Little St. Nick,”.

Faça o Dowload:

Parte 1

Parte 2

5) Songs for Christmas – Sufjan Stevens:

Songs for Christmas

Tudo começou em 2001 quanto Sufjan começou a gravar pequenos EP’s para seus amigos, para que ele pudesse apreciar mais o natal. Depois de vários EP’s gravados, ele lançou, finalmente para o publico suas músicas de natal.

Para quem não conhece esse fenomenal músico (ouça o CD Illinoise!), Sufjan tem um projeto ambicioso, quer lançar 1 CD para cada estado americano. Já lançou 2, que são simplesmente marcantes.

Seu estilo engloba o folk, cordas, metais, pop, melodias dançantes, banjos, xilofones e muito mais. Sua música soa épica até certo ponto. Se quer fugir dos clássicos natalinos esse é o cd para você.

Ouça: “Put the Lights on the Tree”.

Faça o Download.

6) Christmas – Low:

Christmas

Para um natal mais “indie” ainda, há o álbum de natal da ótima banda Low. Com uma mistura de rock, pop e post-rock, o Low consegue fazer um álbum intimo e que mostra a musicalidade da banda. E tem talvez a música mais pop de natal.

Ouça: “Just Like Christmas”.

Faça o Download.

7) Jingle All the Way -Bela Fleck & Flecktones:

Jingle All the Way

O que acontece se você juntar o melhor baixista vivo hoje, com o melhor tocador de banjo vivo hoje, um incrível saxofonista e um maluco chamado Future Man que toca isso?

Futureman.jpg

Essa bizarra combinação se chama Bela Fleck and The Flecktones. Que acabei de descobrir que lançaram seu álbum de natal.

Com uma mistura de música caipira americana, jazz e o experimental , o Bela Fleck and The Flecktones, tem um som único.  Com ajuda tem seus talentosíssimos musicais, solos de baixo, banjo, percussão e sax não faltam. Se quiser uma natal bem jazzistíco ouça esse disco. Este Talvez seja o melhor mais estranho CD de natal que eu já tenha ouvido.

P.S. – Victor Wooten é o deus do baixo, até Jaco Pastorius se ajoelha a ele.

Ouça: “Linus And Lucy”. – um remake de uma faixa do CD que falei lógo acima do pianista Vince Guaraldi. Genial!!

Faça o Download.