https://i2.wp.com/www.afriphoto.com/expoxx/snjakwa/grand/njakwa02.jpg

Inspirado no reverendo Fábio Massari, falarei de um casal de cegos de um país muito peculiar, Mali. Amadou & Mariam, é um duo musical composto pro Mariam Doumbia (vocais) e Amdou Bagayoko (guitarra e vocais). Conhecidos “como o casal cego de Mali” se conheceram em um instituto de cegos e descobriram que compartilhavam interesses musicais parecidos.

Seus primeiros CDs eram de arranjos de guitarra e voz. Ao final dos anos 90, a dupla começou a produzir musica que mixa os tradicionais sons de Mali com guitarra de rock, violinos Sírios, Trompetes cubanos, instrumentos egípcios, trombones colombianos, instrumentos indianos e percussão. Essa combinação eclética de instrumentos é conhecida como “Afro-Blues”.

A dupla esta de cd novo, Welcome do Mali, mostra uma mudança na dupla, que agora usa também elementos eletrônicos na sua música. Não achei o cd melhor que o ultimo Dimache a Bamako. Mas é um cd aberto a novos sons, como sempre foi a dupla. Tem de tudo, até piano (quase em todas as faixas) que é um instrumento “raro” na África, pois por causa do clima é difícil de o manter afinado. Esse álbum é uma afirmação da conectividade global e a cultura que emerge que transcende e re-propõe a tradição como se vê, o som de Mali fundido com o mundo.

A dupla tocou aqui ano passado no Tim Festival, foi um show lindo. A platéia era de todas as idades e não havia uma pessoa se quer parada, todos dançando alegres, rindo e aproveitando aquele momento raro de beleza sonora e felicidade tanto da platéia quanto da dupla, que apesar de cegos, percebiam que estavam encantando o publico e demonstravam isso pelos seus sorrisos.

Amadou & Mariam – Welcome to Mali

Welcome to Mali

Nota 8,7

Faça o Download